As Flores Perdidas de Alice Hart, Holly Ringland | Livro
Título Original: The Lost Flowers of Alice Hart
Edição ou reimpressão: 09-2018
Editora: Porto Editora
Género: Romance
Autor(a): Holly Ringland
ISBN: 978-972-0-03062-7
ISBN: 978-972-0-03062-7
Sinopse: Um romance sobre as histórias que deixamos por contar e sobre as que contamos a nós próprios para sobrevivermos.
Alice tem nove anos e vive num local isolado, idílico, entre o mar e os canaviais, onde as flores encantadas da mãe e as suas mensagens secretas a protegem dos monstros que vivem dentro do pai.
Quando uma enorme tragédia muda a sua vida irrevogavelmente, Alice vai viver com a avó numa quinta de cultivo de flores que é também um refúgio para mulheres sozinhas ou destroçadas pela vida. Ali, Alice passa a usar a linguagem das flores para dizer o que é demasiado difícil transmitir por palavras.
À medida que o tempo passa, os terríveis segredos da família, uma traição avassaladora e um homem que afinal não é quem parecia ser, fazem Alice perceber que algumas histórias são demasiado complexas para serem contadas através das flores. E para conquistar a liberdade que tanto deseja, Alice terá de encontrar coragem para ser a verdadeira e única dona da história mais poderosa de todas: a sua.
Opinião:
Olá leitores! 💜
Para começar gostaria de deixar um agradecimento à Porto Editora, pois sem eles a leitura deste livro ainda não teria sido possível. Obrigada por me terem cedido este exemplar.
Vamos lá falar deste livro, que digo desde já que adorei!
Este livro conta então a história de uma menina chamada Alice Hart, a qual tem 7 anos (penso eu) no início deste livro. Ao longo deste, foi-nos contada a história dela desde a sua infância até à fase adulta, terminando quando ela tem por volta de 27 anos. Ela é uma menina muito especial, que adora ler, estar no jardim com a sua mãe e ver o mar.
Tudo começa com ela a viver com o seu agressivo pai, com a sua bondosa mãe e com o seu melhor amigo, o seu cão. Clem, o seu pai, proíbe-as de saírem do recinto da quinta. Apenas saem quando tem consultas.
Alice já uma menina de 9 anos, sofre de um terrível acidente (SPOILER) que lhe leva a mãe grávida e o pai. e é a partir daí que a sua vida muda completamente. Ela é entregue à sua avó (paterna), com a qual ela nunca tinha tido contacto, nem sabia da sua existência. Com esta, vai viver para Thornfield, uma quinta de flores.
‟...a vida acontece para a frente, mas só pode ser entendida para trás.
Gostei do facto de vermos a Alice a amadurecer. Mas, mesmo com os anos a aumentar, havia sempre uma ponta solta do passado a espreitar, à espera para a magoar uma vez mais. Com a passagem do tempo vemos Alice a ficar feliz e a ter sucessivas recaídas. Por vezes havia certas atitudes nela que talvez não fossem adequadas à sua idade, mas compreende-se devido ao seu trágico passado. Com os anos ela foi aprendendo a comunicar-se com a linguagem das flores que significa o mundo quer para ela, quer para a sua restante família.
É um livro repleto de tristeza, melancolia e magoa. Não é daqueles romances clichés como as pessoas estão habituadas. Aliás enganam-se se pensam que este livro é "mais um daqueles romances típicos", este livro fala sobre tantos assuntos, desde violência doméstica, a traição,..
‟ Deve ser horrível carregarmos o fardo de querermos muito contar uma coisa a alguém, algo que essa pessoa deve saber, mas pensarmos que, para isso, temos de mergulhar bem fundo dentro de nós, a um sítio onde não queremos ir, para encontrarmos essa história que sabemos não poder reescrever.
Em termos visuais, que foi o fator que me chamou a atenção em primeiro lugar , o livro está lindo, quer por fora, quer por dentro. No início de cada capítulo tem sempre umas flores, o nome do capítulo é uma flor, com o seu respetivo significado, o aspeto desta, onde por ser encontrada, ... Quando ocorrem grandes passagens de tempo há também sempre uma folha com flores e com uma frase.
Uma história repleta de mulheres fortes, que ultrapassam os seus medos, os seu passados e lutam por um futuro melhor. Um livro que todas as mulher (e não só) deveriam ler!
Classificação: 5/5⭐
Uma história repleta de mulheres fortes, que ultrapassam os seus medos, os seu passados e lutam por um futuro melhor. Um livro que todas as mulher (
Classificação: 5/5⭐
Obrigada por lerem o post! 💜💜💜
Digam aí nos comentários se já leram. Gostaram?
Tencionam ler?
Espero conseguir também fazer a leitura desse livro para o próximo ano :)
ResponderEliminarfazes muito bem tentar! eu adorei
EliminarSó ouvi maravilhas desse livro e as opiniões são quase unânimes de que é um livro 5 estrelas por isso vais ser uma das prioridades para as poucas compras que tenciono fazer em 2019. ;)
ResponderEliminarAconselho muito mesmo! Boa leitura e que gostes tanto quanto nos
Eliminar