13 más histórias para adormecer, Ana Cláudia Dâmaso | Livro

Título Original: Treze más histórias para adormecer
Edição ou reimpressão: 07-2018
Editora:  Manufactura
Género: Terror, Paranormal
Autor(a): Ana Cláudia Dâmaso
ISBN: 9789725593745
Sinopse: 
Com o número 13 nunca vem coisa boa!



Este livro oferece-nos treze maus motivos para outras tantas histórias inesquecíveis.

São histórias de terror e do paranormal, que fazem inesperados jogos psicológicos com o leitor, falando de assuntos que preferiríamos manter bem longe do nosso pensamento.

Começamos a conspirar e a detectar elos de ligação, como se as personagens saltassem de uma história para outra. e de repente, enquanto lemos sobre a miúda que consegue parar o tempo, ou o cego que vê fantasmas, perguntamo-nos se algumas delas não se terão passado na nossa rua, no nosso bairro, na nossa cidade…

Certo é que a autora garante: todas elas têm uma ponta de verdade!


Opinião: 

Este livro apresenta-nos treze contos de terror e paranormal que aparentemente não possuem ligações entre si, mas que ao longo da leitura, conseguimos ver personagens a saltar de conto em conto.
Foi com este livro que me estreei na leitura de terror, embora eu adore serie e filmes desta categoria, nunca tinha feito deste tipo de leitura. Digo desde já que me cativou bastante este género literário e que provavelmente vou começar a ler mais.
Na minha opinião, este terror não assusta, mas deixa as pessoas arrepiadas e a pensar como é possível alguém imaginar cenas destas e pior, alguém fazer realmente coisas destas. Por exemplo, no conto 5 “Boneca de estimação”, eu fiquei super arrepiada e confusa a pensar  que algo assim poderia realmente acontecer. Mas sinceramente, foi um conto do qual gostei bastante.

O conto que achei que foi mais “normal” foi o último, 13 “No lugar Certo" e, desta forma, não mexeu comigo. 

Outro conto que gostei bastante foi o conto 12 "Louca de Amor", que eu não estava a perceber qual o terror ali, até chegar ao final, onde fiquei a pensar "Como é possível isto ter acontecido?".
Gostei também do conto 9, "Às cinco, na fonte", foi uma das histórias mais anormal que li e que fez um jogo mental na minha cabeça por isso. 

Achei um ponto positivo o facto das histórias estarem ligadas por pontes que eram os protagonistas, foi uma ideia muito criativa por parte da autora e que, a meu ver, enriqueceu o livro e as histórias.

Eu devorei este livro na noite de Halloween, lendo-o propositadamente para este dia tão aterrador. A escrita da Ana Cláudia Dâmaso já me é conhecida pois já li outras obras delas, a saga Koldbrann, que nada tem haver com este género literário. Koldbrann é uma distopia, do género fantasia e ficção científica. É uma leitura que flui muito bem, pois a escrita assim o permite. 

Provavelmente o conto que mais gostei foi o 12. O que achei mais arrepiante e me deu mais voltas à barriga foi o 5. E o que menos gostei foi o 2 "Igreja do beco".

Classifiquei esta obra como 5/5⭐


Espero que gostem e que leiam o livro! 💜💜💜💜

Comentários