Quem Ama Não Esquece, André Sousa | Livro
Título Orginal: Quem Ama Não Esquece
Edição: maio,2018
Editora: Manuscrito
Género: Romance
Escritor: André Sousa
ISBN: 9789898871497
ISBN: 9789898871497
Sinopse: Quando Beatriz decide partir em busca dos seus sonhos, Santiago vê a sua vida a desmoronar-se. em poucas semanas perde o amor da sua vida, o emprego e todas as suas certezas. Afinal, qual é o verdadeiro sentido da sua vida?
Será que valeu a pena tanta dedicação ao trabalho? Lutar por uma suposta carreira silenciando os seus sonhos? As horas fora de casa, longe dos braços de quem mais esperava por si? As dúvidas que esmagaram desejos maiores? a sua família e os seus sonhos não serão mais importantes que tudo?
Nada está garantido, é certo, mas está nas nossas mãos lutar por aquilo que mais queremos. Não, a partida de Beatriz para a Guiné-Bissau, para fazer voluntariado, não podia ser um ponto final na sua história de amor. Restava-lhe uma morada deixada por Beatriz. Era para lá que enviaria as suas cartas de amor, a relatar os seus dias, as suas descobertas e os seus arrependimentos. Mas a resposta não chega e, angustiado, decide partir e lutar por aquilo que de mais precioso tem na sua vida: o seu amor por Beatriz. Mas, quando chega ao seu destino, percebe como a vida pode mudar num minuto.
Entre Lisboa, Alentejo, Algarve e Guiné-Bissau, e com um conjunto de personagens que fazem questionar o leitor sobre as suas próprias certezas, André Sousa, no seu romance de estreia, traz-nos uma história de amor (im)possível, capaz de atravessar quilómetros e barreiras.
Opinião e resumo (Sem Spoiler):
Acabei agora a leitura deste livro e a verdade é que estava bastante entusiasmada com a leitura do mesmo. Li-o na sequência de uma maratona, a Fall in stories, publicação aqui no blog sobre a maratona se quiserem passar por lá.
Quem ama não esquece é um livro que retrata a vida de Santiago. Tudo tem origem numa decisão de Beatriz, namorada deste, onde esta decide ir atrás dos seu sonho, abandonando a cidade onde vivem, Lisboa, e deslocando-se para Guiné-Bissau, onde irá fazer voluntariado. Santiago, fica devastado e percebe então que depositou tempo a mais no seu trabalho, deixando fugir o seu verdadeiro amor. Nas poucas semanas que se passam após a ida de Beatriz a empresa de Santiago acaba por encerrar portas e todos aquele tempo que desperdiçou lá, adiando os seus sonhos e os da sua namorada de nada valeu. Em pouco tempo, Santiago apercebe-se de que a sua vida deu uma volta de 360 graus e que tudo aquilo que tomava como garantido agora já não o é. Ele sente-se tão incompleto sem Beatriz que cria uma página no facebook, onde posta frases e pequenos textos de amor, dirigidos a esta, perseguindo, de certo modo o seu sonho de escrever um livro. Começa também a enviar cartas a Beatriz para a única morada e via de contacto que esta lhe deixa antes de ir embora.
Santiago não sabe o que fazer e encontra-se meio perdido, decide então ir para o Alentejo, a sua terra natal, onde visita o irmão e passa uma temporada em casa dos seus pais. Continua sempre a mandar cartas à sua amada, mas nunca obtém uma resposta desta. Por se sentir completamente fragmentado sem Beatriz, este decide ir até Guiné-Bissau para tentar recuperar aquele que para ele é o seu amor para toda a vida. Passa por diversos locais, cruza-se com várias pessoas e conhece as mais diferentes historias de amor, até chegar finalmente ao seu destino, deparando-se com um cenário completamente diferente de todos aqueles que imaginou....
Como é óbvio não vos vou dar spoiler, por isso se quiserem saber o resto da história terão mesmo de ler o livro!!
Eu tinha depositado demasiadas expetativas neste livro, não sei bem porque, mas este livro foi encaixado na maratona como “livro que na minha opinião vou ficar caidinha por ele”, penso que não foi o mais certo tê-lo escolhido para esta categoria. A meu ver, até mais o menos a meio a história é sempre mais do mesmo, ele a dizer que não vive sem a sua amada e que sente saudades dela e até um certo ponto ele não faz nada para tentar mudar isso e foi uma coisa que me irritou seriamente. Por outro lado também não gostei muito do facto de quando a Beatriz foi embora,a vida dele girava sempre à volta de um pensamento sobre ela. Tudo o que Santiago dizia ou fazia remetia sempre à falta de presença da sua amada e achei que isso se tornou bastante repetitivo em certo ponto. Mas é uma história bem fofinha de amor, em que o homem pensa na mulher como o seu tudo e em que ele nãp vive sem a opinião dela e sem a presença dela.
É um livro que me fez viajar por este que é o nosso Portugal, entre Lisboa, Alentejo e Algarve e passando barreiras, viajei ainda para fora deste, até Guiné-Bissau. É aqui que nos mostra a compaixão das pessoas voluntárias nestes países e a vontade que aquelas crianças, mesmo no meio de todas as adversidades em que vivem, tem de aprender e a necessidade de carinho e atenção que têm. É um bom incentivo para cativar cada vez mais pessoas a fazer voluntariado.
Em termos de estrutura, o livro encontra-se dividido em em 7 partes, sempre nomeadas com numeração romana. Na pagina seguinte ao final de um capitulo e na anterior ao início do seguinte, tinha sempre uma pequenina frase, foi um ponto que gostei bastante, achei uma ideia super original e gostei muito das frases, achei-as inspiradoras. E embora tenha dito que não foi dos livros que mais gostei, considero-o super inspirador, pois dá-nos uma grande lição, ensina-nos que nunca devemos desistir dos nossos sonhos, e que mesmo que pareça que já nada faz sentido na nossa vida, devemos continuar a lutar porque quem queremos e pelo que queremos.
Para finalizar, só dizer que é o romance de estreia de André Sousa e que este é português.
Avaliação: 3,7/5 ⭐
Espero que gostem e que vos ajude a decidir se querem ler ou não! Já leram?
Beijinhosss 💜💜💜💜
Comentários
Enviar um comentário